Maringá, Paraná, Brasil

Já que estamos começando o Twittingá e pessoas de outros lugares vão acessar, vamos falar um pouco desta cidade localizada no norte do Paraná. Nasceu planejada, em 1947. O projeto urbano foi feito por Jorge de Macedo Vieira para a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.
O traçado planejado, com amplas avenidas e muitas praças ajudou no projeto de arborização, desenvolvido alguns anos mais tarde por Luiz Teixeira Mendes. Hoje Maringá tem 130 mil árvores, 115 praças e 11 parques e reservas florestais.
Maringá é um centro regional de comércio e serviços. São destaques a sua estrutura educacional, com escolas e universidades públicas e privadas. Maringá tem 340 mil habitantes, dos quais 40 mil são universitários. Da pré-escola à pós-graduação Maringá tem mais de 100 mil estudantes.
Outro destaque é a sua estrutura de saúde, com médicos, dentistas e profissionais altamente qualificados atendendo em ampla rede de hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico e imagem. Pessoas de muitos lugares do Paraná e do Brasil vem a Maringá fazer consultas e tratamentos especializados.
A Unimed Maringá é considerada uma das melhores do sistema, em todo o país.
A arquitetura, a engenharia, o urbanismo e a construção civil da cidade se destacam. A cidade construiu, em 2008, um milhão de metros quadrados e deve repetir este desempenho em 2009.
Além do seu verde, um dos cartões postais da sua arquitetura é a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. Na exuberância dos seus 124 metros de altura ela é a mais alta catedral e o segundo mais alto monumento da América Latina, e o décimo mais alto monumento do mundo.
Maringá é a 65a economia municipal do Brasil. Em 2008 e 2009 é o município do interior que mais gera empregos (primeiro lugar entre 398 município). Proporcionalmente à população Maringá é a cidade do Paraná que mais gerou empregos de 2008 até outubro de 2009 (dados do Caged/MTE).
Maringá tem uma comunicação desenvolvida. O jornal "O Diário", por exemplo, é segundo maior do interior e terceiro do estado (conforme a auditoria do IVC). Ele é o mais lido do Paraná, proporcionalmente à sua tiragem e população.
Uma cidade bela e acolhedora, excepcional para se viver e atrativa para se conhecer. Se você ainda não visitou, vale a pena planejar e conhecer.

0 comentários: